Estão preparados, vamos começar a estudar...

Lembre-se leia com atenção, tente sempre relacionar com seu dia-a-dia.

O ciclo da erva-mate no Paraná

o Paraná é e já foi o estado maior produtor de erva-mate no Brasil. A exploração, beneficiamento e exportação da erva-mate foi a principal atividade econômica desenvolvida no território do atual Estado do Paraná entre a primeira metade do século XIX e 1929. Encontrada de forma natural em meio as matas da região Centro-Sul do Paraná, a erva-mate (Ilex Paraguariensis) teve seu consumo difundido pelos índigenas e seguido pelos padres jesuítas da época da colonização. A economia do Paraná na época era voltada a extração e venda desse produto.Sua extração, preparação e beneficiamento, transporte e exportação tornaram-se lucrativos ao ponto de atrair investimento em infra-estrutura, mecanização e industrialização da produção. A atividade ervateira proporcionou o desenvolvimento de empresas relacionadas ao seu suporte, proporcionando o desenvolvimento de Curitiba e região em diversos setores, auxiliando na construção de suas características urbanas, culturais e produtivas. A indústria surge no Paraná para aproveitar melhor a erva-mate. A exportação do mate serviu para inserir o Paraná no cenário do comercio internacional marítimo. A análise da dinâmica econômica ligada ao negócio da erva-mate servirá para estabelecer modelos de estudo e de desenvolvimento para outros setores produtivos.

PROPRIEDADES MEDICINAIS da erva-mate

Apresentando as seguintes propriedades terapêuticas:
º Estimulante dos nervos e músculos.
º Diurético - favorecendo a diurese.
º Estomáquico - facilita a digestão
º Sudorífico - benéfico nas gripes e resfriados.
º A cafeína contida na erva-mate, atua em casos de cólicas renais, depressões nervosas e fadigas cerebrais em geral.

A tradição do chimarrão é antiga e remete a tradição à história da colonização espanhola. Soldados espanhóis, que aportaram em Cuba e foram ao México 'capturar' os conhecimentos das civilizações Maia e Azteca, em 1536 chegaram à foz do Rio Paraguay. Impressionados com a fertilidade da terra às margens do rio, fundaram a primeira cidade da América Latina: Assunción del Paraguay.
Acostumados a grandes 'borracheras' - porres memoráveis que muitas vezes duravam a noite toda - os desbravadores, nômades por natureza, sofriam com a ressaca. Aos poucos, foram tomando o estranho chá de ervas utilizado pelos índios Guarany e notavam que no dia seguinte ficavam melhores. Realmente, o mate amargo é um bom ativante do fígado, auxiliando a curar o mal-estar causado pela bebida.
O porongo e a bomba do chimarrão eram retirados de floresta de taquaras, às margens do rio Paraguay. Por causa da tradição, os paraguaios tomam a bebida fria e em qualquer tipo de cuia. É o chamado tererê, que pode ser ingerido com gelo e limão ou com suco de laranja e limonada no lugar da água.
No Brasil, a erva é socada; na Argentina e no Uruguai, triturada. Nos países do Prata, ela é mais forte e amarga, sendo recomendada para quem sofre de problemas no fígado.